APRENDO E GANHO
Por Edilma Silva
PROJETO
Unidade Escolar: ESCOLA ESTADUAL PEDRO DINIZ GONÇALVES
INTRODUÇÃO
Nos momentos em que nos reunimos na sala dos professores é rotineiro escutarmos que o processo do ensino e da aprendizagem está cada vez mais difícil. Diversos fatores como, por exemplo, falta de atenção dos alunos, comportamento inadequado, acompanhamento dos pais, dentre outros, faz com que os educadores muitas vezes se desestimulem do seu trabalho. Nesse sentido, acreditamos que essa apreciação negativa não reflete corretamente ao processo educativo.
Nesse início de milênio, onde as tecnologias invadiram o cotidiano das pessoas, favorecendo aos educandos livre acesso a diferentes tipos de informações, embora muitas vezes deturpada, faz com que o que eles veem na escola não lhe deem mais tanta atenção ou satisfação, passando-nos, portanto, para um novo papel de formação e um novo perfil de educador, com mais criticidade sócio-educacional. Foi pensando nesse novo comportamento para vencer os novos desafios que este projeto foi criado.
Considerando que as ações de todos os envolvidos sejam um caminho para atender alguns dos objetivos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como por exemplo, elucidar os índices negativos da Evasão, Aprovação e Reprovação obtidos com a pesquisa que se realizará a cada término da Unidade e que por certo servirão de referências, apoio e incentivo à construção desse trabalho, possa ele resolver, quem sabe, pelo menos em parte, o problema da participação ativa dos alunos, apontando-nos caminhos para um efetivo sucesso escolar.
O Projeto: Aprendo e Ganho foi inspirado a partir de uma ação da Igreja Adventista do Sétimo Dia que pontuava os jovens por cada trabalho missionário. Aqui na escola dar-se-á a partir da participação ativa dos alunos em seu âmbito, sobretudo, na sala de aula, onde é realizada a ação pedagógica do professor. Seu clímax foi a realização de uma Feira, onde os alunos, com a posse do seu cheque recebido dos professores, fizeram a compra no dia da culminância.
Por este Projeto, discutimos a necessidade e a urgência de um aprendizado efetivo, onde cada aluno pode investir em seu tempo dentro da escola, em sua disposição em aprender, e, até mesmo melhorar o desempenho daqueles que já eram considerados “bons alunos”, onde também implicou com o exemplo que é mostrado por estes em sala de aula, para que outros pudessem participar da mesma evolução da aprendizagem. Portanto, esperamos que este trabalho contribua para fomentar o conhecimento dos alunos, desenvolvendo neles a consciência da necessidade de uma educação própria e constante.
OBJETIVO
Melhorar o desempenho acadêmico dos alunos do Ensino Fundamental, adaptando-os ao ritmo e as exigências educacionais da escola e dos novos tempos, bem como levá-los ao reino da contemplação do saber a partir do que lhes é ensinado em cada disciplina.
METODOLOGIA
Para a realização bem sucedida daquilo que se propõe durante todo o ano letivo, é necessário que os atores envolvidos se comprometam a cumprir seu papel.
Os passos serão o seguinte:
1º - Os professores receberão uma ficha com a relação dos seus alunos;
2º- Cada professor anotará na ficha da sua turma os valores adquiridos ou perdidos.
3º- A ficha da turma estará construída em tabela com a relação dos alunos e pela seguinte forma:
• O aluno que entregar as atividades para casa respondidas, automaticamente adquire 0,50 centavos;
• O comportamento do aluno, bem como sua permanência na sala, automaticamente adquirirá 1,00 por aula
• O aluno que participar ativamente em sala de aula adquire 0,50 centavos.
4º- Observar-se á o seguinte:
• O aluno que já tenha adquirido valores por atividades de casa, comportamento ou participação, não cumprindo o que está proposto, os mesmos perderão automaticamente os adquiridos.
• O valor a ser gasto na feira será de acordo com o chequinho adquirido pelo aluno.
• O chequinho a ser gasto na feira não poderá ser utilizado na próxima feira.
• Cada turma terá somente uma única ficha.
UNIVERSO
O universo desse trabalho abrangerá todos os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano) desta Unidade de Ensino, incluindo como colaboradores para a realização da Feira todos os profissionais da escola e pais de alunos.
CRONOGRAMA: Semana do Estudante - Semana da Criança - Semana Natalina
Areia Branca-Sergipe-Brasil / 2011

Nenhum comentário:
Postar um comentário